segunda-feira, 8 de junho de 2009

Livro aborda a história e o tempo


A Editora da Universidade Estadual de Londrina tem a satisfação de informar a publicação do livro História, a ciência dos homens no tempo, do Professor José Carlos Reis, docente da UFMG.
Quem assina o prefácio é João Adolfo Hansen, professor de Teoria da Literatura da Universidade de São Paulo no qual destaca que este livro assume o desafio de pensar sobre o tempo. “Tratando de sua representação pela narrativa histórica, o autor especifica os modos e os meios com que o positivismo, o historicismo, o estruturalismo e a Éccole dos Annales relacionam as linguagens do presente e as durações mortas do passado”. Já o historiador Evaldo Cabral de Mello, responsável pelo texto de orelha da publicação ressalta a competência do autor em revolver o grande tema da filosofia crítica da história: a temporalidade histórica.
O livro tem 256 páginas, o preço é 40,00 e pode ser adquirido diretamente na EDUEL - telefone (43) 3371-4673 – e-mail distribuicao.editora@uel.br .

domingo, 7 de junho de 2009

TEORIA DA HISTÓRIA/ CURSO DE HISTÓRIA/UNIBH/3o PERÍODO

DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA
CARGA HORÁRIA: 72 h/a


CURSO: HISTÓRIA
SEMESTRE: 1º 2009


TURNO(S): Manhã
PERÍODO: 3º


PROFESSOR(ES): Loque Arcanjo


OBJETIVOS
A - Analisar as relações entre história, tempo histórico e verdade na produção historiográfica das chamadas “Escolas Históricas”.
B - Perceber a historiografia ou a história da história como campo autônomo de estudo.
C - Avaliar a história cultural e a crise do marxismo no pós-1989.
E - Analisar as relações entre historiografia e pós-modernidade.
F - Discutir as diversas relações entre historiografia e trabalho docente.


EMENTA:

Análise dos pressupostos teóricos das principais concepções históricas. O Positivismo. O Marxismo. A Escola dos Annales.



METODOLOGIA
Aulas Expositivas
Apresentação de Trabalhos
Seminários


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidades

1 -Introdução à história da história
História, temporalidade e verdade

2 - História e modernidade: Positivismo, Marxismo e Annales

2.1- Crise das filosofias da História e a invenção da ciência histórica no século XIX.
2.2 - O Marxismo: filosofia da História ou história científica?
2.3 - Os Annales e as Ciências Sociais: o estatuto de ciência para História.

3 - História e Pós-modernidade
3.1-1968-1988: da história nova a nova história cultural.
3.2-o pós-1989, a crise das metanarrativas e novos paradigmas.
3.3- A História Cultural como produção predominante.
3.4- Atividades referentes à ARPP.


AVALIAÇÃO
· D.A.D. (Desempenho nas Atividades Desenvolvidas): 50 pontos
· A.I.A. (Avaliação Intermediária de Aprendizagem): 25 pontos.
· A.F. (Avaliação Final): 25 pontos.
Exigência mínima para aprovação: 70 pontos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

· ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990-1993. 2 v. ISBN 857110106x

· GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras: Ed. Schwarcz, 1989. 281 p. ISBN 8571640386

· HALL, Stuart. Globalização: compreensão tempo/espaço e a identidade. Em direção ao pós-moderno global. HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2003.

· HOBSBAWN, E. Nações e Nacionalismo no novo século. In: HOBSBAWN, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 86-97

· MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global, 1981. 45 p.

· REIS, José Carlos. A história, entre a filosofia e a ciência. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. 96 p. ISBN 8508058675


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 165 p. ISBN 8571105014

FONTANA, José. A Crise de 1989. In: FONTANA, J. A história dos homens. Bauru: EDUSC, 2004. 506 p. (Coleção História) ISBN 8574602000

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 102 p. ISBN 8574903361

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998. 349 p. (Temas de atualidade) ISBN 8515006790

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HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA/ CURSO DE HISTÓRIA/UNIBH/7o PERÍODO

DISCIPLINA: HISTORIOGRAFAIA BRASILEIRA II
CARGA HORÁRIA: 72H/A

CURSO: HISTÓRIA/UNIBH
SEMESTRE: 1º/2009

TURNO(S): MANHÃ E NOITE
PERÍODO: 7o

PROFESSOR(ES): Loque Arcanjo

OBJETIVOS :

A - Analisar o conceito de historiografia em Reinhardt Koselleck.
B - Perceber a historiografia como campo autônomo de estudo ou a História da História.
C - Apresentar o tempo histórico na historiografia Brasileira do século XX.
D - Os descobridores e os (re)descobridores da nação: as narrativas historiográficas e a invenção da identidade nacional.
E - Analisar as relaçoes entre historiografia e pós-modernidade.
F - Analisar obras atuais da historiografia brasileira.


EMENTA

História da produção historiográfica brasileira do século XX.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, apresentação de imagens, seminários e apresentação de trabalhos em grupo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1 Primeira Parte: A historiografia brasileira e a construção da nação. (REVISAO)
1.1 O conceito de historiografia em Koselleck: “campo de experiência e horizonte de expectativa.
1.2 A Historiografia como campo autônomo de estudo ou a História da História.
1.3 O tempo histórico na historiografia Brasileira do século XX.
1.4 Os descobridores e os (re)descobridores da nação
1.5 As narrativas historiográficas e a invenção da identidade nacional.


2 Historiografia brasileira e pós-modernidade
2.1 “As nações e os nacionalismos no novo século”: a historiografia entre a nação e a globalização.
2.2 A crise de 1989: a historiografia entre o fim do socialismo e a vitória do capitalismo.
2.3 A crise dos paradigmas ou um outro paradigma... indiciário?

3 A produção historiográfica brasileira contemporânea
3.1 Reavaliando o nacionalismo: a música de Villa-Lobos como invenção da nação
3.2 Relativisando a escravidão-cárcere: “Na senzala... uma flor”, “Escravidão e universo cultural
3.3 Novos sujeitos, micro-análises e narrativa: “Henequim” e “Chica da Silva”
3.4 Atividades Referentes à ARPP


AVALIAÇÃO
· D.A.D. (Desempenho nas Atividades Desenvolvidas): 50 pontos
· A.I.A. (Avaliação Intermediária de Aprendizagem): 25 pontos.
· A.F. (Avaliação Final): 25 pontos.
Exigência mínima para aprovação: 70 pontos


BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ARCANJO, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 165 p. ISBN 9788576501640

FONTANA, J. A crise de 1989. In: FONTANA, J. A história dos Homens. Trad. Heloisa Reichel e Marcelo F.Costa. Bauru, Edusc, 2004.

FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 403 p. ISBN 8535903496

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

HALL, Stuart. Globalização: compreensão tempo/espaço e a identidade. Em direção ao pós-moderno global. HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2003.

HOBSBAWN, E. Nações e Nacionalismo no novo século. In: HOBSBAWN, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 86-97

KOSELLECK, Reinhart. “Espaço de experiência e horizonte de expectativa: duas categorias históricas. IN: KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC/RIO, 2006, p. 305-327.

PAIVA, Eduardo França. Escravidão e universo cultural na colônia: Minas Gerais, 1716-1789. Belo Horizonte: UFMG, 2001. 285 p. (Coleção Origem) ISBN 8570412711

REIS, J. C. Introdução. In: As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2000.

ROMEIRO, Adriana.. Um visionário na corte de D. João V: revolta e milenarismo nas Minas Gerais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001 286 p ISBN 857041241X

SLENES, Robert W.. Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava - Brasil sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 299 p. ISBN 8520909868

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


FONTANA, J. A história dos Homens. Trad. Heloisa Reichel e Marcelo F.Costa. Bauru, Edusc, 2004.

JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.

HOBSBAWN, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz.O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e pensamento racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.